Roland RUBIX24 HI-RES Audio Interface 24-bits 192kHz 2 Entradas x 4 Saídas
Interface de áudio para dispositivos Apple iOS, Mac e PC
- Roland RUBIX24 Audio Interface 192kHz + MIDI + Comp/Limitador
- 2 Entradas x 4 Saídas + 2 Pré-amplificadores Mic Phantom Power +48V
- 2 Entradas Alta-impedância para Guitarra + Conversão AD/AD 24-bits
- 2 Pré-amplificadores para Microfone de baixo ruído com entradas XLR combo e alimentação Phantom Power +48V
- Entrada Hi-Z para guitarras e outros equipamentos de alta impedância
- Porta USB tipo-B (Hi-Speed) para ligação a computador
- Projectado para baixo ruído, com total blindagem
- Construção metálica, robusta e compacta
- LEDs fáceis de ver indicam as principais informações
- Drivers USB-Class Compliant de baixa latência
- Interruptor de massa e Direct-Monitoring comutavel
- Circuito e controlos de Compressor/Limitador (selecionaveis)
- Compatível com Mac, PC e Apple iPad
- Conversão AD/AD 24-bits
- Frequência de Amostragem: 44.1 kHz / 48 kHz / 96 kHz / 192 kHz
- Entrada e Saída MIDI
- 2 Saídas Master em Jack 6,3 mm
- 1 Saída de Auscultadores com regulação do nível áudio
- Indicadores LED permite fácil visualização
- Alimentação através da porta USB
- Inclui cabo USB
- Dimensões Interface audio Roland RUBIX24: 183 (L) x 165 (P) x 46 (A) mm
- Peso: 1,2 kg




Manual Instruções Completo (PDF)
A História da Roland nas Interfaces de Áudio
1. A Era Pioneira do MIDI e PC (Anos 80)
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MPU-401 (1984): O primeiro grande marco de conectividade da Roland foi o MPU-401 (MIDI Processing Unit). Esta não era uma "placa de áudio" no sentido moderno, mas sim a primeira interface a ligar instrumentos MIDI a um computador pessoal. Foi um componente que fez história na produção musical em desktop.
2. A Era das Interfaces UA e Edirol (Anos 90 - 2000s)
A Roland começou a produzir interfaces de áudio digital dedicadas sob a marca Edirol (uma subsidiária/divisão da Roland), e mais tarde diretamente como Roland, com a série UA (USB Audio). Estes modelos eram conhecidos por serem robustos, portáteis e por oferecerem soluções completas:
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UA-25 e UA-25EX: Modelos extremamente populares que estabeleceram a reputação da Roland em interfaces bus-powered (alimentadas por USB) com bom desempenho e qualidade de áudio de 24-bit/96kHz. O UA-25EX já incluía um Compressor/Limitador Analógico integrado, uma característica que a Roland considerava crucial para a gravação de campo e que se tornou uma marca distintiva.
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Série CAPTURE (Quad-Capture, Octa-Capture): Estas interfaces trouxeram a tecnologia de pré-amplificadores VS Preamps (os mesmos usados nos misturadores digitais de alta gama da Roland) e o recurso AUTO-SENS para configuração automática e inteligente dos níveis de entrada. A Roland focou-se em drivers de latência ultrabaixa (VS Streaming) para garantir uma performance estável no PC e Mac.
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Conexão com Cakewalk: Durante algum tempo, a Roland trabalhou em estreita colaboração com a empresa de software Cakewalk (criadora do DAW SONAR). Muitos dos seus produtos, como o Cakewalk/Roland V-Studio, combinavam hardware Roland com software Cakewalk, solidificando a sua presença no mercado de gravação doméstica.
3. O Enquadramento da Série Rubix (Presente)
A série Rubix, lançada mais recentemente, representa a evolução e a simplificação da filosofia de interface da Roland, baseada na experiência acumulada com as séries UA e Capture.
A Rubix foi projetada para ser a resposta da Roland à necessidade moderna de interfaces de áudio:
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Foco no "Limpo e Definido": O Rubix visa um som de estúdio limpo e transparente com pré-amplificadores de microfone de baixo ruído e ampla margem (headroom), essenciais para a alta resolução de 24-bit/192kHz que suportam.
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Robustez e Blindagem: Mantendo a tradição dos modelos UA, toda a série Rubix tem uma construção metálica robusta e blindagem extensiva para reduzir o ruído e interferências (incluindo Ground Lifts), tornando-a fiável para o palco ou gravação no local.
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Recursos Profissionais Acessíveis:
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Compressor/Limitador Analógico (Rubix24 e 44): Esta é uma herança direta da linha UA-25EX e um diferencial chave. É uma ferramenta analógica de latência zero para prevenir picos (cortes) na gravação de vocais ou percussão.
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Versatilidade de I/O: O Rubix é modular. O Rubix22 é ideal para o criador individual, o Rubix24 adiciona saídas para um segundo par de colunas/mistura e o Rubix44 oferece 4 entradas para projetos de banda ou podcasts mais complexos.
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Compatibilidade Universal: A série Rubix reforça a compatibilidade class-compliant com Mac, PC e iPad, tornando-a extremamente flexível para a produção móvel.
Em resumo, a série Rubix é o resultado de décadas de interfaces da Roland (Edirol/UA/Capture), pegando nos seus pontos fortes – pré-amplificadores de qualidade, construção fiável, drivers de baixa latência e a adição estratégica de hardware (compressor/limitador) – e embalando-os numa linha de produtos moderna e modular.
Roland Rubix vs. Focusrite Scarlett (4th Gen)
| Característica | Roland Rubix | Focusrite Scarlett (4ª Geração) |
| Filosofia de Design | Foco na Estabilidade/Estúdio/Live: Robustez, eliminação de ruído e ferramentas essenciais de hardware. | Foco no Som e Simplicidade: Pré-amplificadores icónicos e um pacote de software e funcionalidades de som. |
| Construção | Chassis Metálico Robusto, Totalmente Blindado. | Chassis Metálico Sólido. |
| Pré-amplificadores | Pré-amplificadores de Baixo Ruído, Transparentes. | Pré-amplificadores Scarlett de 4ª Geração (Reconhecidos). |
| Recurso de Som Exclusivo | Ground Lifts de Hardware: Interruptor físico para eliminar ruídos de aterramento (essencial em palcos ou locais com eletricidade "suja"). | Modo "Air": Emula o som dos pré-amplificadores ISA da Focusrite (mais caros), dando brilho e presença extra aos vocais/instrumentos. |
| Compressor/Limitador | Apenas nos modelos Rubix24 e Rubix44. | Não. |
| Monitorização Stereo (Direto) | Monitorização Stereo Real: Permite ouvir o Input 1 no lado Esquerdo e o Input 2 no lado Direito (útil para cantores que tocam guitarra ou microfonação estéreo). | Monitorização Mono: Soma ambos os inputs para o centro (como é comum na maioria das interfaces). |
| Indicadores de Nível | LEDs Simples (Verde/Vermelho). | "Halo Rings" (Anéis de LED) à volta do Gain: Indicadores visuais rápidos e intuitivos para a saturação do sinal. |
| Conectividade MIDI | Sim (In/Out). | Não (Apenas nos modelos 4i4 e superiores da Scarlett). |
Comparativo Rubix
| Característica | Rubix22 | Rubix24 | Rubix44 |
| I/O Simultâneo (Entradas x Saídas) | 2 Entradas x 2 Saídas | 2 Entradas x 4 Saídas | 4 Entradas x 4 Saídas |
| Nº de Pré-amplificadores de Mic | 2 | 2 | 4 |
| Entradas Combo XLR/TRS | 2 | 2 | 4 |
| Entradas Hi-Z (para Guitarra/Baixo) | 1 (na Entrada 1L) | 1 (na Entrada 1L) | 2 (nas Entradas 1L e 3L) |
| Saídas Estéreo Independentes | 1 Par (L/R) | 2 Pares (L/R 1/2 e L/R 3/4) | 2 Pares (L/R 1/2 e L/R 3/4) |
| Compressor/Limitador (Hardware Analógico) | Não | Sim (Nas Entradas 1/2) | Sim (Nas Entradas 1/2 e 3/4) |
| Fonte de Alimentação | USB | USB / DC 5V | Adaptador AC |
| Resolução Máxima | 24-bit / 192 kHz | 24-bit / 192 kHz | 24-bit / 192 kHz |
| MIDI I/O | Sim (In/Out) | Sim (In/Out) | Sim (In/Out) |
| Compatibilidade | Mac, PC, iPad | Mac, PC, iPad | Mac, PC, iPad |
| Ground Lifts (Eliminador de Ruído) | Sim | Sim | Sim |
| Dimensões (Aproximadas) | Mais Compacto | Médio | Maior |


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TUTORIAIS Instalação Roland RUBIX:
Interface Áudio ALTA RESOLUÇÃO 24-bits 192kHz
Roland RUBIX24 Interface Áudio USB de Alta-resolução para Mac, PC e Apple iPad com 2 Entradas e 4 Saídas oferece um equilíbrio perfeito entre som de alta fidelidade, estrutura sólida, tamanho compacto, preço acessível e recursos fundamentais para músicos e produtores. Com suporte para áudio de alta resolução em até 24 bits 192 kHz, a Roland RUBIX 24 tem um som claro e definido, e foi desenvolvida cuidadosamente para proporcionar um nível de ruído extremamente baixo da entrada até a saída. A compatibilidade com o padrão USB faz com que ela funcione perfeitamente com computadores Mac ou PC, e até mesmo com Apple iPad, para atender às necessidades modernas de produção e performance de música em dispositivos portáteis.
Quando o assunto é interfaces áudio, nada é mais importante que a qualidade sonora. E não devia ser necessário sacrificar a qualidade do som para ser possível ter um interface portátil económico. Roland RUBIX24 possui um som limpo e definido, com pré-amplificadores de microfone transparentes e de baixo ruído com capacidade de resolução aúdio até 24-bits 192kHz. É construído em metal resistente, com um design compacto de baixo ruído. Roland Rubix24 possui uma construção reforçada e ground lifts, para teres a certeza de conseguir um bom som em qualquer lado. Com todos os lugares que a Roland Rubix24 pode ir, vais apreciar a sua robusta blindagem e Ground Lifts, permitindo obter um áudio bom e limpo em qualquer lugar.

2 Pré-Amplificadores Microfone + 4 Saídas Independentes
Os 2 pré-amplificadores de microfone Stellar da Roland RUBIX24 são concebidos para alta definição e ruído reduzido. Soam limpos e transparentes com amplo headroom para captar todo o impacto e detalhe do que quer que se grave. E as entradas flexíveis combo jack / XLR significam facilidade de ligação a uma ampla variedade de fontes sem a necessidade de adaptadores ou cabos especiais. Quatro saídas individuais significam que podes criar routing mais sofisticado e configurar monições. Isto é extremamente útil para enviar uma click track para um músico, criando monição de palco, ou reencaminhar áudio para equipamento externo.


Circuito COMPRESSOR / LIMITER
Fontes muito dinâmicas como vozes ou instrumentos de percussão necessitam de algum controlo na maioria das vezes, especialmente a gravar ao vivo. Processadores dinâmicos ajudam a assegurar um sinal bom e dinâmico sem clipping causador de distorção indesejada. O compressor/limitador integrado na Roland RUBIX24 resolve esta questão durante a sessão de gravação.

Indicadores de Sinal LED INTUITIVOS
Os estúdios e os palcos podem ter iluminação escassa, pelo que definir níveis apropriados é algo essencial. O foco deve ser na performance e não em potenciómetros minúsculos e quase invisíveis ao longe. Roland RUBIX24 possui indicadores bem visíveis integrados no seu design. São capazes de revelar com clareza o nível de sinal de um canal, mesmo à distância.
Concebido para Windows, Mac e iPad
Roland RUBIX24 é ultraportátil e ultra-flexível. Possui drivers de baixa latência e compatibilidade Mac e PC, portanto são de activação e operação simples, com uma performance áudio sofisticada. E também é compatível com Apple iPad disponibilizando um sistema extremamente compacto para gravação, produção local ou (pequenas) actuações on-the-go.
Interfaces Audio USB Roland RUBIX


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A Roland Corporation of Japan fundada em 1972 em Osaka é uma marca líder mundial no design, produção e distribuição de instrumentos musicais electrónicos, incluindo pianos digitais portáteis e verticais, sintetizadores e workstations, caixas de ritmos para música electrónica, equipamentos diversos para guitarristas, baterias electrónicas V-Drums, acordeões electrónicos, sintentizadores em software, mesas de mistura e switchers de vídeo profissionais. Um mundo de soluções baseadas na inovação, tecnologia de vanguarda, qualidade e fiabilidade. A Egitana tem o prazer de trabalhar com a Roland em Portugal há 35 Anos.



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Fabricante: Roland
ID: 5181.11.1.252805 R60PT
Referência Fabricante: RUBIX24
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